Embraer Phenom 300

Uma nova classe

Design

O Phenom 300 é um jato bimotor, com arquitetura convencional de tipo fuselagem cilíndrica com asa baixa, enflechada para trás e equipada com winglets. Sua estrutura é predominantemente feita em ligas de alumínio. Sua empenagem é em estilo T, e seus motores são montados externamente na parte posterior da fuselagem. A aeronave possui um strake ventral para acomodar a estrutura da asa, e quatro geradores de vórtex na extremidade externa de cada semi-asa, logo abaixo dos bordos de ataque.

3 vistas e principais dimensões do Phenom 300. Imagem adaptada a partir do site da Embraer.

3 vistas e principais dimensões do Phenom 300. Imagem adaptada a partir do site da Embraer.

Os controles de voo do jato são convencionais e manuais. Seus flaps são de tipo “slotted”, e se dividem em dois grupos no bordo de fuga das semi-asas. O primeiro é localizado na extremidade interna, próxima da raiz, e o segundo se localiza a meia semi-envergadura. A aeronave é também equipada com “spoilers” de suas seções, logo à frente dos flaps mais externos. O balanceamento de seus ailerons é de tipo aerodinâmico, obtido através do uso de “horns”. Por fim, aletas de compensação são instaladas tanto nos ailerons quanto nos profundores.

"Cutaway" do Phenom 300, evidenciando o design de sua estrutura e componentes. Origem da imagem: FlightGlobal (www.flightglobal.com).

"Cutaway" do Phenom 300, evidenciando o design de sua estrutura e componentes. Origem da imagem: FlightGlobal (www.flightglobal.com).

O Phenom 300 dispõe de um trem de pouso tricíclico e retrátil, desenvolvido pela ELEB. O trem de pouso principal, cujos freios de carbono são eletronicamente atuados (“Brake-by-Wire”), se recolhe lateralmente na direção da fuselagem, enquanto o trem de pouso dianteiro se recolhe para frente. As dimensões dos pneus são: no trem de pouso dianteiro 15×6.00-6, e no trem de pouso principal H25x8.00-12.

Propulsão

O Phenom 300 é motorizado com dois motores de tipo turbofan PW535E da Pratt & Whitney Canada, equipados com duplos FADEC, produzindo cada um 14,23 kN [3.200 lb] de empuxo. A capacidade de combustível da aeronave é de 3.014 Lt. [769 galões (US), 663 galões (UK)], armazenado em dois tanques na parte interna de cada semi-asa, com abastecimento por gravidade de cada lado ou por pressão no bordo de ataque da carenagem que use a asa à fuselagem.

Compartilhe:
    Páginas:  << 1 2 3 4 5 >>