Home > News > Biocombustíveis sustentáveis para a Aviação

Biocombustíveis sustentáveis para a Aviação

Embraer, Azul, GE, Boeing, Amyris e BID vão compor o espaço de debates no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro

As Federações das Indústrias dos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro (Fiesp e Firjan) promovem nesta segunda-feira (18/06), das 15h às 17h30, no Humanidade 2012, evento para apresentar e discutir o progresso do projeto de produção, distribuição e utilização de biocombustíveis sustentáveis na aviação, bem como seus impactos no desenvolvimento de tecnologias e mercados relacionados ao tema no Brasil, América Latina e Caribe.

Co-financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Boeing e Embraer, o projeto em discussão analisa um dos processos que permitem a produção de biocombustíveis para aviação a partir da cana-de-açúcar (processo Amyris). Como resultado, espera-se a difusão dos benefícios da utilização de combustíveis provenientes de fontes renováveis, também no que toca a aviação.

Participam do debate: Carlos Cavalcantti, diretor-titular do Departamento de Infraestrutura (Deinfra) da Fiesp; Arnaldo Vieira de Carvalho, divisão de Energia do Banco Interamericano de Desenvolvimento; André Nassar, gerente do Icone; Guilherme Freire, diretor de estratégia e tecnologia ambiental da Embraer, Darrin Morgan, diretor de Estratégia para Biocombustíveis da Boeing; Adalberto Febeliano, diretor de Relações Institucionais da Azul Linhas Aéreas; Rodolfo Bryce, Programas de Clientes da GE Aviação; Joel Velasco, vice-presidente sênior da Amyris; Jane Hupe, chefe de Meio Ambiente da Air Transport Bureau (Icao); Leandro Alves, chefe da Divisão de Energia do BID e Adalberto Bogsan, vice-presidente técnico da VRG Aéreas S.A.

Humanidade 2012 é uma realização da Fiesp, do Sistema Firjan, da Fundação Roberto Marinho, do Sesi-SP, Senai-SP, Sesi Rio e Senai Rio, com patrocínio da Prefeitura do Rio, do Sebrae e da Caixa Econômica Federal, concebida para realçar o importante papel que o Brasil exerce hoje como um dos líderes globais no debate sobre o desenvolvimento sustentável.

O evento acontece no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, até 22 de junho, em paralelo à Rio+20. O espaço de exposições é aberto ao público e a agenda completa de eventos pode ser consultada no site www.humanidade2012.net. Além disso, no mesmo site, o evento pode ser assistido online.

Conforme informamos anteriormente (azul+verde), está previsto para amanhã um voo com uma aeronave Embraer EMB 195 da Azul, equipada com motores CF34-10E da GE e alimentada com o combustível produzido a partir da cana de açúcar pela Amyris.

Fonte: Fiesp.

Deixe uma resposta