Sobre o site

Aviação.org é, evidentemente, um site dedicado à aviação.

Nosso principal objetivo é o de promover a cultura aeronáutica. Por cultura aeronáutica entendemos todo tipo de informação que de alguma forma está ligado à aviação. Promover tal cultura significa disponibilizar tais informações para uso prático, técnico, instrutivo ou simplesmente contemplativo, a todos que por alguma razão se interessam.

Acreditamos que exista uma grande lacuna nesse sentido nos sites dedicados à aviação em língua portuguesa. A grande deles tem como foco principal a veiculação de notícias. Embora alguns deles o façam com qualidade excepcional, e assim promovem a cultura aeronáutica, esta é um pouco mais do que isso.

O público alvo do nosso site inclui entusiastas, pilotos, mecânicos, engenheiros, cientistas aeronáuticos, estudantes, operadores e profissionais do setor em geral. Em suma, qualquer um que possa se beneficiar, em maior ou menor quantidade, do que temos a oferecer.

O tipo de informação que nosso site disponibiliza pode ser classificado em 6 grandes categorias, que são:

Notícias: estamos monitorando 24 horas por dia, 7 dias por semana, uma grande quantidade de canais de informação, e selecionando o que nos parecem ser as notícias mais importantes para que o leitor esteja sempre atualizado em relação ao que acontece no campo da aviação em todo o mundo e principalmente no Brasil.

Aeronaves: também estamos construindo um banco de dados que queremos que seja o mais abrangente possível sobre as várias classes de aeronaves. Reunimos informação oriunda de fontes confiáveis e elaboramos artigos de apresentação das mesmas que gostaríamos que fossem razoavelmente completos.

Especiais: com uma certa periodicidade, elaboramos pesquisas relativamente aprofundadas sobre temas de interesse geral para a aviação, com as quais queremos dar ao leitor uma visão ampla e uma base sólida, seja para ulteriores aprofundamentos, seja para simplesmente compreender melhor o que se faz, porque e como se faz. Em geral, tentamos manter o nível dos textos acessível ao público culto em geral.

Artigos: são semelhantes aos “especiais”. No entanto, são mais pontuais, abordando tópicos de menor abrangência mas com maior profundidade. Tentamos manter mais ou menos a seguinte regra de diferenciação, que pode parecer engraçada à primeira vista, mas ilustra a multiplicidade do setor: se tem uma equação matemática mais complicada que somar e multiplicar (e suas inversas), então é um artigo, caso contrário é um tópico especial.

Glossário: o mundo da aviação é pleno de termos técnicos, siglas e vocábulos em geral que, se fôssemos explicá-los todas as vezes em que ocorrerem no site, a leitura das publicações poderia se tornar demasiado cansativa. Ao mesmo tempo, gostaríamos que nosso conteúdo fosse acessível ao maior numero possível de pessoas. Por isso estamos construindo um glossário geral, com explicações sobre os termos mais frequentes. Futuramente, temos a intenção de interligar o glossário com o conjunto do site, possibilitando consultas mais ágeis e consequentemente leituras mais agradáveis.

Também mantemos um Fórum, dividido em temas gerais onde o internauta poderá criar os tópicos de seu interesse e interagir com outros internautas, trocando idéias e experiências. Para postar ou criar tópicos nos fóruns, o usuário deverá antes se registrar e obter uma senha de acesso especial.

Tentamos fazer a navegação no site o mais simples possível. Todo o material é devidamente indexado, e existem mais de um caminho para uma mesma publicação. Se o internauta quiser, por exemplo, ver a lista completa de todas as aeronaves atualmente no nosso banco de dados, basta clicar em “aeronaves” no menu principal. Se ele quiser ver a lista somente das aeronaves executivas, basta mover o mouse sobre aeronaves e um outro menu se abre com a opção “executivas”, e assim sucessivamente.

O mesmo vale para os outros tópicos. No menu secundário, na barra lateral à esquerda, o internauta pode filtrar as postagens por “tópico geral”. Clicando, por exemplo, em “aviação militar”, o leitor será conduzido a uma lista com todas as publicações sobre aviação militar, o que inclui notícias, aeronaves, tópicos especiais, etc.

As listas são apresentadas por ordem de publicação, do mais recente ao mais antigo, com 10 itens por página. No entanto, fizemos também uma indexação por ordem de atualização, de forma que o internauta possa também encontrar rapidamente o material mais atualizado.

Evidentemente, há também na parte superior à direita uma campo de pesquisa por palavras chave e no rodapé uma “nuvem de etiquetas”, onde o internauta poderá escolher entre os assuntos mais frequentes.

Nosso site é ainda apenas um embrião. Temos muitos planos para implementá-lo e torná-lo cada vez mais útil a uma audiência cada vez mais bem informada. Nós zelamos pela qualidade e precisão das informações aqui apresentadas, mas não somos imunes a erros. Logo, toda gentileza de nos comunicar nossos erros será sempre muito apreciada.

Também alertamos para o fato de que alguns aspectos da aviação são perigosos e matam. Não garantimos a assertividade das informações aqui apresentadas. Que estas sejam usadas apenas de forma instrutiva, e que qualquer uso real de tais informações seja antes filtrada por uma análise técnica especializada.

Para saber mais sobre quem somos, para deixar suas dúvidas, críticas, sugestões ou apenas falar conosco, ou ainda para saber mais sobre o site, o internauta pode clicar nos links aqui ou na seção “administrativa” no rodapé ao final da página.

Estamos sempre à disposição e responderemos ao seu contato no menor tempo possível.

Obrigado pela visita!