Acomodações e Sistemas
O cockpit de comando acomoda 2 pilotos. No entanto, como já dito, o Citation Mustang é certificado para operar sem co-piloto. Na configuração de tipo “club”, com um amplo corredor central, a cabine de passageiros da aeronave acomoda 4 pessoas. Os assentos traseiros tem um console central com uma saída de corrente a 12 V DC. A copa é dupla e conta com uma área de armazenamento geral. A porta de entrada e saída é lateral, à frente da asa, e a porta de emergência é sobre a mesma. O lavatório é químico com cortina de privacidade se opondo à porta. Além disso, atrás dos assentos de cada piloto são embutidos pequenos compartimentos para “necessaire”’s. Há dois compartimentos de bagagem, um no nariz e outro na cauda. Nenhum deles é pressurizado e o acesso é apenas externo. O compartimento do nariz tem uma porta de cada lado da fuselagem, e o compartimento traseiro tem uma porta atrás da asa. O sistema de pressurização é um Kollsman Autoschedule KAPS II, capaz de pressurizar a cabine até 0,57 bar [8,3 lb/sq-in), o que permite uma pressão ambiente equivalente a 2.440 m [8.000 ft] até os 12.500m de altitude [41.000 ft]. As saídas de ar do ar condicionado ficam nas paredes da cabine.
O sistema elétrico é alimentado por dois geradores/starters através de 2 “bus”’s, esquerdo e direito (300 A, 28 V DC cada). Há também um “bus” separado e independente, reservado para situações de emergência. O sistema hidráulico, de 103 bar [1.00 lb/sq-in] serve basicamente para a atuação do trem de pouso. O Mustang conta também com proteção anti-gelo para a asa, a empenagem, o para brisas e as entradas de ar dos propulsores. A aeronave é certificada para voar em condições conhecidas de gelo. O sistema de ar condicionado é por ciclo de vapor, distribuído através de painéis laterais e superiores. O sistema de oxigênio da tripulação e dos passageiros é padrão, de 62 Lt [22 cu-ft].
Instrumentos e Aviônicos
O núcleo do sistema de aviônicos do Mustang é o Garmin G1000. Para comunicação, a aeronave conta com rádios VHF/COM duplos. O transponder é o GTX 33D modo S, e a aeronave tem também um sistema de controle de áudio duplo GMA 1347D, modelo Artex C406-N ELT. Já o radar meteorológico é um Garmin GWX 68. O sistema de processamento de dados de vôo é duplo, modelo Garmin GDC 74B. Em torno ao núcleo Garmin se constela um sistema integrado de aviônicos para diversas outras funções. Por exemplo, o FMS é um Garmin GCU 475, o AFCS é confiado ao modelo GFC 700, e assim sucessivamente. Já o DME é um Honeywell KN 63.

Painel “full glass” do Mustang. Repare-se os detalhes clássicos em estilo “madeira”. Imagem: Cessna Aircraft Company.
As funções MFD são efetuadas por duas telas de LCD com matriz ativa de 27,5 cm [10,4 in] GDU 1040A. Um GDU simples 1500 de 38,1 cm [15 in] é usado para navegação, monitoramento dos motores, dados meteorológicos, tráfego e dados do terreno. O Mustang conta também com um sistema SafeTaxi, que disponibiliza ao operador uma representação gráfica da posição da aeronave no solo.
O que significa strakes???? Traduzir sem sentido perde a utilidade!
Olá Elenilson. Então, traduzir sem sentido perde a utilidade, e frequentemente certos termos não tem uma tradução, ou a tradução tradicional não é muito boa. Nesse caso, eu não conheço uma tradução. Mas essencialmente, um “strake” é uma espécie de prolongamento na raiz da asa. Mais precisamente, na raiz da asa vc faz a corda crescer bastante, de forma a ter ali espaço para alguma coisa, p. e., trem de pouso, tanques de combustível, etc. Procure uma imagem de uma aeronave chamada “rutan verieze”, vai ficar claro o que são os “strakes”….
Obrigado pela participação.