Design
O Phenom 100 é uma aeronave de tipo asa baixa trapezoidal com modesta varredura e cauda com estilo em T. A aeronave é propelida por dois motores turbofan acoplados na parte traseira da fuselagem. Contém um strake ventral e antes da certificação foram adicionados duas “fences” em cada asa. Os controles de vôo dos ailerons e do profundor são manuais e convencionais, com contrapeso. Contém também aletas de compensação elétricas em todas as superfícies de controle. Seus flaps são de tipo Fowler. Os ailerons defletem +25/-15°, o profundor deflete +27/-19°, o leme deflete ±27° e as posições dos flaps são 10, 26 e 26°.
A estutura do Phenom 100 tem uma base tradicional mas incorpora muitos novos avanços da tecnologia de materiais aeronáuticos. A aeronave é construída principalmente em alumínio, mas com um uso ostensivo de materiais compósitos. O nariz é em compósitos de fibra de carbono, e a cúpula do radar é feita com uma combinação de materiais compósitos. A caverna dianteira é em liga de alumínio, e a fuselagem dianteira é feita com armações perfiladas em C em liga de alumínio com traversas extrudadas e “pele” (skin) em Alclad. A raiz das asas é feita com CFRP. A caverna traseira é construída com laminados de carbono/epoxy e honeycomb, duplicados em liga de alumínio. Os suportes dos motores é em liga de alumínio. A porta do compartimento de bagagem é feita em compósitos de fibra de vidro.
O “fillet” dos fins é em compósitos de carbono, e o cone da cauda usa uma combinação de ligas de alumínio e materiais compósitos. O fin é feito em peça única e contém quatro longarinas, que assim como a “pele” deste, são feitas em carbono/epoxy. Os flaps têm nervuras em liga de alumínio e bordos de ataque e de fuga em fibra de vidro. O leme contém duas longarinas integrais feitas com laminados de fibra de carbono. O estabilizador horizontal é uma peça única com duas longarinas, onde estas, a “pele”, as nervuras e os bordos de fuga e de ataque são feitos em carbono/epoxy. A carenagem do estabilizador horizontal é feita em GFRP. As longarinas do bordo de ataque, central e do bordo de fuga das asas são feitas em liga de alumínio usinado, as nervuras em liga de alumínio e usinadas quimicamente com traversas extrudadas e rebitadas. As pontas das asas são em fibra de carbono e as portas do trem de pouso em compostos. Enfim, a célula é projetada para suportar 35.000 ciclos.
Entre os fornecedores da fabricante, incluem-se a Eaton Corporation (pacote de geração de potência hidráulica, sistema de flaps, componentes hidráulicos do trem de pouso e controles de cockpit para o acelerador, trem de pouso e os flaps) e Pratt & Whitnew Canada (motores). O trem de pouso é do tipo tricíclico e retrátil. O sistema de freio é eletrônico (Brake-by-Wire) com anti-derrapagem. As dimensões dos pneus das rodas principais são 21×6.50-10, e no nariz 15×6.80-6.
Felizes com um projeto vencedor, ótimo design interno e externo, custos operacionais bem razoáveis.
Belissimo para curtir e viver a vida.
ótima aeronave!!!
perfeita até demais!!!
o que mais chama a minha atenção é a resposta dele e o tamanha de sua envergadura de uma asa á outra bastante compacto e tanta eficiência. Jamais imaginei que este motor. Motor de TOMARROC fosse tão violento!!!! eficiente!!!!
Qual o consumo dele por hora?
entre 400 e 500 litros por hora, creio.