Propulsão
O Phenom 100 é equipado com dois turbofans PW617T da Pratt & Whitney Canada com sistema FADEC, cada um gerando 7,54 kN [1.695 lb st] de empuxo. Já os tanques de combustível se localizam no interior das asas e tem capacidade total de 1.580 litros [417 galões US, 348 galões UK].
Acomodações e Sistemas
A disposição do interior é para até oito passageiros em cabine oval, e foi projetada pela BMW Group DesignworksUSA. As disposições típicas incluem seis acentos virados para frente ou quatro acentos em arranjo “club” com armário dianteiro ou “refreshment center” e lavabo químico seco opcional na traseira. Com a modificação dos acentos introduzida em 2009, a largura do corredor central da cabine cresceu para 34,5 cm [13 ½ in].
Há um compartimento de bagagens no nariz, não pressurizado, com porta lateral, e um outro na parte de baixo da fuselagem entre os motores, não pressurizado, com porta de abertura vertical. A porta de passageiros é na parte dianteira à frente das asas, com escadas integrais e corrimão dobrável. A saída de emergência é sobre as asas. Há quatro janelas de cada lado na cabine, que é pressurizada e condicionada. A aeronave é equipada também com sistema anti-gelo nas asas, no estabilizador horizontal e na entrada de ar dos motores.
Instrumentos e Aviônicos
A suíte de aviônicos conta com o “deck” de vôo Prodigy, munido de três telas planas, duas para funções PFD e uma para funções MFD. O radar é de tipo meteorológico, modelo Garmin GWX 68.
Felizes com um projeto vencedor, ótimo design interno e externo, custos operacionais bem razoáveis.
Belissimo para curtir e viver a vida.
ótima aeronave!!!
perfeita até demais!!!
o que mais chama a minha atenção é a resposta dele e o tamanha de sua envergadura de uma asa á outra bastante compacto e tanta eficiência. Jamais imaginei que este motor. Motor de TOMARROC fosse tão violento!!!! eficiente!!!!
Qual o consumo dele por hora?
entre 400 e 500 litros por hora, creio.