Home > Aircrafts > Icon A5

Icon A5

Uma aeronave que quer definir novos padrões de classe

Icon A5. Imagem estática. Fonte: Icon Aircraft.

Icon A5. Imagem estática. Fonte: Icon Aircraft.

O Icon A5 é a resposta para a seguinte demanda: que tal um final de semana em uma cabana à beira de um lago ou no litoral? Pode-se ir pescar, passear de jet-ski, ou porque não, fazer alguns voos de lazer no final da tarde. E não é nem mesmo necessário ter lá um hangar com pista de pouso. Basta acomodar seu pequeno anfíbio em uma carreta e rebocá-lo até lá. Aperte um botão e a asa estará em posição e a aeronave pronta para decolar. Decole da água mesmo. Bem, talvez você queira mantê-lo no seu hangar local, na sua cidade. Sem problemas, para isso você pode encomendá-lo com trem de pouso retrátil!

Conheça abaixo o Icon A5, a aeronave esportiva que promete revolucionar o que se entende por aeronave esportiva. Use o sumário acima ou a paginação ao final para facilitar a navegação.

Histórico

A história do Icon A5 é a história da empresa Icon Aircraft, fundada por Kirk Hawkins e Steen Strand. O primeiro é ex-piloto da USAF e engenheiro mecânico, e o segundo é designer e promotor de produtos esportivos. A equipe e o conselho diretor da empresa reúnem uma ampla gama de diferentes expertises. Engenheiros, entre eles Matthew Gionta (que trabalhou na Scale Composites no projeto do SpaceShipOne), homens de negócio dos vários setores e oriundos de grandes empresas como Boeing e Nike se juntaram ao projeto, e dão andamento a um massivo programa de desenvolvimento e promoção da aeronave.

Protótipo do Icon A5 na fase final da construção. Imagem: Icon Aircraft.

Protótipo do Icon A5 na fase final da construção. Imagem: Icon Aircraft.

O primeiro voo do protótipo conceitual, construído entre 2007 e 2008 (marca N997BA), ocorreu em 9 de julho de 2008, com decolagem e pouso sobre água. Em janeiro de 2009, a empresa anunciou que a primeira de três fases do programa de testes, que previa 27 voos incluindo operações em água, havia sido completada. Em fevereiro de 2009 o protótipo entrou na segunda fase do programa de testes, cujo objetivo era o refinamento aerodinâmico e das qualidades de controlabilidade.

O lançamento formal do Icon A5 ocorreu no dia 28 do mesmo mês, na AirVenture em Oshkosh. Em julho de 2009, o protótipo já havia acumulado 52 voos, quando em 27 do mesmo mês o Icon A5 foi apresentado ao público, também na AirVenture de Oshkosh. Esperava-se então que as primeiras entregas pudessem ocorrer no final de 2011, após os testes com a segunda aeronave, em configuração de produção, mas até então nenhuma entrega foi feita, e a data foi reenviada para final de 2012. O protótipo conceitual é registrado na categoria experimental com 698 kgf [1.540 lb] de MTOW.

Até a data do lançamento formal, registravam-se 214 pedidos, e em julho de 2009, quando da apresentação pública do Icon A5, este número alcançou a marca dos 400 pedidos. Em junho de 2011, a empresa anunciou um aporte de investimento adicional de US$ 25 milhões, que seriam necessários para permitir que a empresa completasse o trabalho de desenvolvimento de engenharia e a entrada em produção – possivelmente em meados de 2012.

Icon A5 em uma de suas apresentações públicas, com a asa dobrada. Imagem: fonte desconhecida.

Icon A5 em uma de suas apresentações públicas, com a asa dobrada. Imagem: fonte desconhecida.

Também em julho de 2011, iniciaram-se os voos de teste com uma nova asa “a prova de spin”, que foram finalizados em fevereiro de 2012. O design da nova asa está de acordo com os requerimentos de certificação de tipo da FAR Part 23, empregando uma “cuffed wing” – isto é, um bordo de ataque com ângulo de incidência um pouco menor na ponta da asa – e com múltiplos aerofólios ao longo da envergadura.

Em 20 de julho de 2011, a Icon Aircraft disponibilizou imagens da edição especial do A5, designada A5s e promovida dentro do programa Icon 100. Estas serão as primeiras 100 aeronaves construídas e que serão entregues com uma pintura especial aos 100 primeiros compradores que terão certos privilégios diante da empresa e do desenvolvimento do produto.

Em agosto de 2011, a empresa anunciava o acúmulo de 694 pedidos do Icon A5.

Icon A5 na praia, em uma de suas imagens promocionais. Fonte: Icon Aircraft.

Icon A5 na praia, em uma de suas imagens promocionais. Fonte: Icon Aircraft.

No final de fevereiro de 2012 a Microsoft lançou o Microsoft Flight, seu mais recente “simulador de voo”, no qual o Icon A5 é aeronave padrão, e que permite dar uma ideia da amplitude da estratégia de promoção da aeronave na qual a fabricante está engajada.

Deixe uma resposta